sábado, 6 de julho de 2013

Comprando uma fonte de alimentação


   
Às vezes precisamos trocar a fonte de alimentação de um PC. Antigamente os PCs usavam fontes padrão AT, que são bem difíceis de encontrar. Entre 1997 e 1999 as fontes AT caíram em desuso e foram substituídas até 2013 por fontes ATX. Os modelos atuais são ATX12V, e precisamos conhecê-los para fazer a compra correta.


A fonte de alimentação é uma peça importante do computador. Recebe a energia da rede elétrica e a converte em tensões contínuas necessárias ao funcionamento de todos os componentes do computador. As fontes dos PCs geram diversas voltagens: +5 volts, -5 volts, +3,3 volts, +12 volts e -12 volts. Um parâmetro importante é a potência. Quanto maior é a potência, mais placas e dispositivos de hardware a fonte poderá alimentar. Se você instalou hardware novo no seu computador, como um novo processador, um segundo disco rígido, uma nova placa de vídeo 3D e ou um gravador de Dvd e depois disso passaram a ocorrer travamentos ou o PC passou a reiniciar sozinho ao usar esses novos dispositivos, provavelmente a fonte não está conseguindo fornecer a potência suficiente. Por isso quando compramos uma fonte nova, é sempre bom escolher uma com potência alta, assim poderá futuramente alimentar novas expansões de hardware. Recomendamos que você compre fontes de 500 ou 600 watts. A diferença de preços é pequena. Tome cuidado, pois ainda existem muitas fontes de 300 watts, que podem não ser suficientes para a sua configuração de hardware.


A fonte de alimentação é vendida juntamente com o gabinete do computador, mas também pode ser comprada separadamente. Também é preciso escolher uma fonte do tipo ATX12V, que é a versão nova do padrão ATX. A diferença é que ao invés de ter um único conector para alimentar a placa mãe, essas fontes possuem 3 conectores: principal, auxiliar e 12V. Este conector de 12 volts de alta corrente fornece energia diretamente para os circuitos DC/DC que alimentam o processador. No comércio, as fontes ATX12V são conhecidas como “fonte para Pentium 4”. Mas não significa que sirvam apenas para Pentium 4, são usadas para qualquer processador.


 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário