domingo, 2 de fevereiro de 2014

Que tipo de memória RAM escolher e por quê?

Está pensando em fazer uma upgrade no seu micro acrescentando mais memória ou simplesmente querendo tirar suas dúvidas gerais a respeito de memória? Antes você precisa saber o que é DDR, DDR2 e DDR3, são memórias do tipo SDRAM, que fazem o trabalho sincronizado, isto é, síncronas, o que significa que elas utilizam um sinal de clock para sincronizar suas transferências. DDR significa Double Data Rate ou Taxa de Transferência Dobrada, e memórias desta categoria transferem dois dados por pulso de clock.
Resumindo: Estas memórias conseguem obter o dobro do desempenho de memórias sem este recurso trabalhando com o mesmo clock.

Por causa desta característica, essas memórias são rotuladas com o dobro do clock real máximo que elas conseguem trabalhar. Por exemplo, memórias DDR2-800 trabalham a 400 MHz, memórias DDR2-1066 e DDR3-1066 trabalham a 533 MHz, memórias DDR3-1333 trabalham a 666,6 MHz e assim por diante. (Por isso não se impressione se programas como o "CPU-Z" estiver dizendo que você está com frequência da memória pela metade)

A memória é, sem dúvida, um dos componentes que tem maior influência no desempenho geral do computador. Ela é responsável por armazenar os dados temporariamente enquanto o processador calcula e realiza as tarefas ordenadas pelo usuário.

Geralmente as pessoas pensam que apenas a quantidade de Gigabytes(GB) que a memória possuir vai deixar o micro mais rápido, mas mal sabem elas que o clock (também chamado de frequência) e latência (explicarei abaixo) em que a memória trabalha faz diferença no desempenho do micro. Quanto maior o clock mais dados a memória consegue mandar e receber do processador, as memórias DDR2 vão de 400 a 1200 MHZ de clock e as DDR3 vão de 800 MHZ para frente.(Assim como possui memórias DDR2 de 1066 a 1200MHZ também tem DDR3 de 1066 MHZ e 1200MHZ e existe também memórias DDR1 e DDR2 de 400MHZ por isso tome cuidado quando for comprar memórias destas frequências para não acabar comprando um tipo não compatível com sua placa mãe.)

Abaixo uma imagem mostrando a diferença dos conectores de memória DDR,DDR2 e DDR3,por isso uma DDR3 não pode ser usada em um slot DDR2 da placa-mãe e vice-versa.


Forçar uma memória com o encaixe incompatível na placa-mãe pode danificar ambas.

Outra dúvida frequente que vem à mente das pessoas é a Latência da memória (também chamados de CAS Latency ou timing), abaixo irei dar uma curta explicada sobre o assunto:
A latência é o tempo que o controlador de memória precisa esperar entre a requisição de um dado e sua efetiva entrega. Ela também é conhecida como Latência do CAS (Column Address Strobe), timing ou se preferir "CL". Este número é expresso em pulsos de clock (Considere "Pulso de Clock" uma nova unidade de medida na sua vida). Por exemplo, uma memória CL3 significa que o controlador de memória precisa esperar três pulsos de clock até que o dado seja fornecido após a sua solicitação. Com uma memória CL5 o controlador de memória terá de esperar mais: cinco pulsos de clock. Portanto você deve sempre procurar por módulos de memória com a menor latência possível.
As memórias DDR3 têm latências maiores do que as memórias DDR2 já as DDR2 têm latências maiores do que as memórias DDR,Isto significa que as memórias DDR3 demoram mais pulsos de clock para começarem a transferir dados do que as memórias DDR2 (assim como as memórias DDR2 demoram mais pulsos de clock para começarem a transferir dados se comparado com as memórias DDR), mas isto não significa necessariamente uma espera de tempo maior (isto só é verdade quando comparamos memórias trabalhando com o mesmo clock).
Por exemplo, uma memória DDR2-800 CL5 demorará menos tempo (ou seja, será mais rápida) para começar a fornecer dados do que uma memória DDR3-800 CL7. No entanto, como as memórias são de 800 MHz, ambas oferecem a mesma taxa de transferência máxima teórica (6.400 MB/s). Mas não vale a pena comprar memórias DDR3 de 800MHZ ou 1066MHZ pelo simples fato de a maioria ser de 1333MHZ para cima sendo assim saindo mais em conta comprar uma DDR2 de 1066 MHZ do que uma DDR3 da mesma frequência, é recomendável comprar DDR3 de 1333 MHZ para cima, e DDR2 667 MHZ para cima. Memórias DDR3 1333 MHZ geralmente possuem uma latência de 9-9-9-20,8-8-8-20 e 7-7-7-20 enquanto DDR3 de 1600 MHZ possuem 9-9-9-20 e 8-8-8-20 e até mesmo 7-7-7-20!! existem frequências maiores mas a mudança de performance não é muito notável.
Uma dúvida que algumas pessoas tem em relação a Latência também é esses vários números que aparecem quando vamos procurar por uma memória(7-7-7-20,9-9-9-20),algumas pessoas podem ver memórias de latência "7-7-7-20" e "7-7-7-21" por exemplo e pensar que a de "7-7-7-20" será mais rápida, o último número não é algo que vai influenciar em nada no desempenho, o que você tem que prestar atenção na hora de comprar uma memória levando em conta a Latência é apenas o 1º número que vem entre os vários.
Perguntas Frequentes:
#Memória Genérica ou de Alta performance??
Bem,isso vai depender do usuário,se você é um usuário casual que apenas usa seu computador para coisas básicas como entrar na internet,fazer uns Slides no Excel ou coisas do tipo uma genéria já está de bom tamanho,mas se você tem o computador para uso profissional como Modelagens 3D,Edição avançada de vídeos ou imagens ou até mesmo um Gamer que quer performance nos games a melhor opção será uma de Alta Performance.
várias empresas de memória produzem suas próprias genéricas,são chamadas de "Value Memory",por isso procure o modelo que é citado na loja em que vai comprar e confira no site do fabricante para ver se é "oficial" Se a loja não estiver citando o modelo é provável que seja falsificado(isso mesmo,existem memórias falsificadas,ou melhor,Chip Falsificado),aí depende de Você comprar ou não.

Geralmente memórias de alta performance são "encapadinhas"(Há genéricas "Encapadinhas" também), um exemplo abaixo de uma(s) memória(s) de alta performance:
Exemplo de Memórias Genéricas(Repare que apesar de uma delas ser "Encapadinha" ela é genérica):

Exemplo de Memórias Genéricas(Repare que apesar de uma delas ser "Encapadinha" ela é genérica):


O que é Dual-Channel?

Ao perceber que os computadores estavam ficando um pouco lento e que somente aumentar a frequência não seria suficiente, a solução foi alterar o controlador de memória das placas-mãe, ou até mesmo, dos processadores. As memórias precisam trabalhar em duplas para poder utilizar a tecnologia Dual Channel (duplo canal), ou seja, é necessário instalar dois pentes de memória na placa-mãe.
Dual Channel é o recurso que permite ao chipset ou ao processador efetuar uma comunicação com dois canais de memória simultaneamente. As memórias trabalham simultaneamente e fornecem o dobro da largura de dados do barramento. O comum das memórias DDR é trabalhar com a quantidade de 64 bits, mas com o recurso Dual Channel, este valor dobra e fica em 128 bits.(quando usamos a tecnologia dual-channel na prática aumenta consideravelmente o desempenho mas não chega a ser "o dobro" de velocidade.)
#Por que minha placa mãe tem 2 slots de memória *azul e 2 *vermelhos?*exemplos.

Isso significa que se você conectar 2 memórias no slot vermelho ou azul a placa mãe irá automaticamente utilizar a tecnologia dual-channel, mas se você conectar uma memória no slot vermelho e outra no azul a tecnologia dual-channel não irá funcionar.

#Dual-Channel pode funcionar com memórias rams com clocks diferentes e quantidade de memória diferente?

Sim.Dependendo do caso pode funcionar, Mas usando duas memórias rams de clocks diferentes ou de quantidade memória diferente a tecnologia dual-channel não irá funcionar como deveria,pelo simples fato que se um clock for maior que a outra ela irá trabalhar mais rápido e a outra irá ficar pra trás,assim irá atrasar alguns processos que requerem um maior processamento da memória,também é recomendável usar marcas de memória iguais.

#O que é o controlador de memória dos processadores?

Antigamente os controladores de memória eram usados no próprio Chipset das Placas-Mãe,o que atrasava um pouco o "troca-troca" de informações,porque as informações teriam que alternar entre memória,controlador de memória e processador o que atrasava um pouco os processos,com esta situação a AMD criou o controlador de memória integrado aos processadores a partir da série Athlon 64 (2003) para agilizar o "troca-troca",os primeiros controladores suportavam apenas "Single-Channel" mais tarde foi introduzido os Controladores de memória "Dual-Channel" para os processadores AMD,hoje em dia já temos os processadores AMD Com controladores de memória que suportam Dual-Channel DDR3 800 a 1333 MHZ,a Intel foi mais "Atrasada" neste quesito introduzindo os controladores de memória embutido nos seus processadores apenas em 2008,na série Core I(Core I3,Core I5,Core I7),O controlador de memória dos processadores Core I3 e Core I5(Socket 1156) suportam a arquitetura Dual-Channel e memórias DDR3 800MHZ a 1333MHZ,a Intel aproveitou para inovar mais nos seus processadores de Socket 1366(Socket é a "entrada" da placa mãe para o processador) e introduziu a arquitetura "Triple-Channel" , o controlador de memória dos processadores de socket 1366 suportam memórias DDR3 de 800 a 1066 MHZ em Triple-Channel. Mas agora você deve estar se perguntando:

*"Oras,então se eu colocar memórias DDR3 de 1333 ou 1600 MHZ em processadores de socket 1366 a memória não vai funcionar?"
-Errado,funcionar elas vão,mas com a frequência sempre em 1066 MHZ a não ser que você aumente os valores do controlador de memória do processador manualmente na Bios de sua placa-mãe(isso pode ser chamado de Overclock | ) .

OBS|or enquanto a AMD não fez controladores de memória que suportem Triple-Channel.

Abaixo uma imagem de uma Placa Mãe com suporte a Triple-Channel:


Verdade que memórias DDR3 com voltagens acima de 1.65V podem danificar processadores Socket 1156 e 1366(Core I3,Core I5,Core I7)?

Sim, memórias com voltagens de 1.65V ou acima podem danificar o processador, na verdade o que a voltagem alta faz é danificar o controlador de memória do processador, outro problema também com voltagens altas será para fazer Overclock que no caso necessitaria de um aumento de voltagem que causaria a queima do controlador de memória (a queima do controlador pode ser de curto-prazo ou longo-prazo, por isso não se empolgue se o computador ligar com voltagem acima de 1.65)... Mas a maior parte das memórias DDR3 de hoje em dia possuem Voltagens de 1.5v a 1.65v(tem até de 1.25,porém seu preço não é convidativo).

OBS: Os processadores AMD funcionam normalmente com voltagens de memórias de 1.65v ou um pouco acima, por isso você não precisa se preocupar com o controlador de memória(mas não exagere no aumento da voltagem em caso de Overclock senão o que queima é a memória a não ser que você possua uma boa refrigeração interna).


#Minha placa mãe pode suportar memórias DDR2 e DDR3?

Não. As memórias DDR3 tem uma entrada diferente das memórias DDR2 por isso se sua placa mãe suportar DDR2 não irá suportar DDR3 e vice-versa. Há placas mães "especiais" que tem suporte as duas memórias mas elas são muito raras(e caras),um exemplo é a "Asus P5QC" (Nunca use DDR2 e DDR3 simultaneamente)

#Vale a pena comprar uma placa mãe que suporte memória DDR3?

Bem,isso depende, se você usa uma placa mãe que só suporte DDR2 e está "liso" é bom manter as DDR2,mas se você tiver dinheiro é bom optar por uma placa que suporte DDR3 e arrumar memórias DDR3.E também hoje em dia memórias DDR3 não estão mais tão caras e são mais rápidas que as DDR2, afinal, memórias DDR3 vieram para ficar.

OBS:Se você já possui memórias DDR2 e quer investir um bom dinheiro em comprar outras DDR2 melhores, pense melhor, não vale a pena, gastar uma grande quantidade de dinheiro em uma memória em que em breve estará saindo de moda, vou lhe explicar os motivos:

1º: Processadores Intel de socket 1156 e 1366 apenas suportam memórias DDR3, e processadores AMD de Socket AM3 suportam memórias DDR2 e DDR3 mas a maior parte das fabricantes produz placas mãe que apenas suporta memórias DDR3(especialmente com os últimos Chipsets, EX: 780FX,785FX,790GX e 890FX)

2º: Memórias DDR3 estão bem mais baratas que antes e são mais rápidas que as DDR2 e ainda consomem menos energia.

3º: ?? sempre bom fazer grandes melhoras no computador sempre pensando no futuro, pense o seguinte: "Será que um grande investimento na peça XXX valeria a pena? Ela iria ser compatível com futuras peças?"
#Que clock de memória é boa para games?
As mais comuns hoje em dia são as DDR2 de 667MHZ e 800MHZ mas se você quer um ótimo desempenho e tem placa mãe que apenas suporta DDR2 é recomendável você comprar uma DDR2 1066MHZ ou 800MHZ da Corsair,OCZ,G.Skill,Patriot,Kingston,etc. tem muitas marcas boas, mas tem outras que se destacam mais em quesito de desempenho.
Mas se você possui uma placa mãe DDR3 compre uma memória de pelo menos 2G 1333MHZ ou se o capital permitir dois pentes de 2GB com 1333 MHZ ou 1600MHZ das mesmas marcas citadas acima.
As memórias DDR3 ainda são um pouco mais caras que as DDR2 mas hoje em dia essa diferença não é tão grande.

#Por que meu Sistema Operacional só reconhece 3GB se eu possuo 4GB(ou +)?

Bem,isso acontece porque seu sistema operacional deve ser de 32Bits(X86),apenas sistemas operacionais de 64Bits(X64) conseguem usar de verdade os 4 GBs,SOs de 32Bits apenas reconhecem os 4GBs mas não conseguem os utilizar(não irei explicar porque isso acontece porque provavelmente irá confundir muita gente).

Para saber se seu sistema é 32 ou 64 Bits clique no botão "Windows"(entre o "Ctrl" e "Alt") e clique com o botão direito do mouse em "Computador" e em seguida clique em propriedades, lá irá estar se o sistema é 32 ou 64Bits,mas isso vale apenas para Windows Vista ou 7.
Se você usa Windows XP com certeza é 32Bits pelo fato de WinXP de 64Bits nunca ter sido popularizado, quase nenhum programa era compatível,etc. Por isso se quiser usar 4GB ou + opte pelo Windows Vista ou 7 64 Bits(Não importa a versão do sistema operacional, se for 64 Bits SEMPRE reconhecerá mais de 3GB)
Outra possibilidade de o sistema não estiver reconhecendo mais de 3GBs pode ser limitação de chipset de sua placa mãe(o que é bem difícil, porque hoje em dia a maioria das placas reconhecem sem problemas sistemas de 4GBs ou mais)


#O que é memória Dimm?(Leia esta resposta apenas quem tem esta dúvida)

Memória Dimm significa "Dual Inline Memory Module"(Módulo de Memória em Linha Dupla),as memórias DIMM estao dividas basicamente em dois tipos: as SDR-SDRAM (Single Data Rate) e DDR-SDRAM (Double Data Rate). São classificadas também de acordo com a quantidade de pinos(também chamado de "vias") que possuem, por exemplo, a SDR-SDRAM que possui 168 pinos e a DDR-SDRAM que possui 184 pinos(memórias DDR2 e DDR3 possuem 240 pinos, diferente das DDR1 que possuem apenas 184).as memórias Simm(Single In-line Memory Module) traduzindo "Módulo de memória em linha única",foram usadas apenas da década de 1980 a 1990 quando entrou o novo padrão "Dimm" que é usado até hoje .

Dimm é apenas um padrão(também pode ser considerado como tipo de encapsulamento) de memórias,muitas pessoas pensam que é algum tipo de memória(como SDR-Sdram,Sram,DDR-Sdram,etc.) desde vendedores,lojas Online e até mesmo técnicos se confundem com isso!!Mas SDR-Sdram,DDR-Sdram são todas baseadas do padrão Dimm,Todas as placas-mãe de hoje em dia possuem Sockets(entradas) de memória "Dimm" por ser o padrão hoje em dia,mas isso não quer dizer que qualquer tipo de memória Dimm se encaixe nele,pelo fato de cada tipo de Dimm possuir um encaixe diferente(Sdram-SDR para Sdram-DDR por exemplo,ou DDR1 para DDR2)

Só por base de conhecimento não esqueça que existem dois tipos de módulos de memória Ram:
-Dimm: que possui 3 tipos de memória,elas são: SDR-Sdram,DDR-Sdram(As memórias DDR2 e 3 também fazem parte deste tipo de memória o jeito correto de se dizer seria DDR2-Sdram e DDR3-Sdram),e So-dimm(que possuem seu tamanho reduzido,como se fosse um "Mini-Dimm",são usados em equipamentos pequenos,como laptops,roteadores,impressoras de escritório,etc.

-Simm: que possui 2 tipos: Dram(Dynamic Random Acess Memory) e Sram[Static Random Acess memory,muito usada como memória cache de processadores também(Cache L1,cache L2) e ela é mais rápida que a memória Dram]

Á um outro tipo de memória chamada de "Rambus"(baseado na arquitetura Dram),mas como sempre foi pouco conhecida e apenas usadas por empresas(devido ao alto peço) não irei citar sobre ela.

#Abaixo irei comentar sobre 5 marcas que já pesquisei por alguns dias:

Corsair: Entre as memórias de marca, é a que possui um dos preços mais altos porém possui várias funcionalidades para alguns processadores,especialmente da Intel,a Corsair não desenvolve muitas memórias com latências baixas,ela possui mas não é um vasto estoque.

OCZ:também muito voltada para gamers ela tem ótimas memórias mas com preços nada doces(assim como a Corsair),um pequeno problema em relação a suas memórias é a alta voltagem em séries de alta performance,a OCZ ainda não produziu memórias de 1.5 de voltagem,só possuem a partir de 1.65v

Patriot: Suas memórias são mais voltadas para quem procura desempenho,há muitos modelos com ótima performance.

Kingston: Esta marca todo mundo conhece,sem dúvida confiança garantida,ela produz muitas memórias de alta qualidade de altas frequência e baixa voltagem.

G.Skill: Esta marca costuma inovar bastante em quesito de frequência,já produziu memórias com mais de 2200MHZ,suas memórias costumam ter voltagens sempre em 1.5v e 1.65v, os preços não são baixos,mas como algumas outras marcas vale a pena pela performance que suas memórias oferecem.

Resumindo: Se você quer alta performance escolha memórias DDR3 de 1333 MHZ para cima com a menor latência possível,voltagens de no máximo 1.65 para processadores da família Intel Core I(Core I3,Core I5 e Core I7) lembrando que quanto menor a voltagem menos energia será consumido,evite memórias genéricas.Mas se você apenas quer um computador casual opte por memórias DDR2 com frequência de pelo menos 667mhz,um Dual-Core da Intel ou um Athlon X2 da AMD.

Informação Extra:
-Lembre-se que a placa-mãe é uma das peças mais importantes do computador,placas de baixa qualidade podem deixar seu sistema instável,fazer algumas peças do Micro pararem de responder,baixa performance em Overclok e quase não possuem utilidades extras, elas são baratas mas são muito inferiores se comparadas as de boa qualidade,siga o velho ditado,"O que sai barato pode sair caro".
Há certas marcas que você pode dar preferência na hora da compra como a MSI,Gigabyte,Asus,Intel e certos modelos da ECS,placas com preço a partir de R$170,00 geralmente já são de bom tamanho para usuários comuns que não querem ter futuros problemas "inusitados" com a placa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário